Início > Uncategorized > Quer desenvolver pra Windows Phone? Pergunte-me como!

Quer desenvolver pra Windows Phone? Pergunte-me como!

Olá pessoal, esse post é mais direcionado a quem quer começar a desenvolver pra Windows Phone, com experiência ou não.

Uma das coisas que eu aposto nessa parceria da Nokia com a Microsoft é que, o relacionamento da empresa de Redmond com os desenvolvedores sempre foi um dos seus pontos mais fortes. Então, obviamente a sua nova aposta não seria uma exceção. Mas antes de qualquer coisa deixa eu dar uns motivos pra que seja interessante você entrar nesse barco.

Por que desenvolver para WP? 10 motivos.

1 – A IDE é de graça. Basta você baixar o Visual Studio Express no seguinte link: http://www.developer.nokia.com/Develop/Windows_Phone/Tools/#wp , rodar e começar a brincar.

2 – A curva de aprendizado é rápida. Você pode usar C# e até mesmo Visual Basic. Se você sabe C++ ou Java, aprender C# é bem suave. E a IDE é muito funcional e fácil de se adaptar.

3 – Se você usa Windows, não precisa trocar de SO ou adquirir um Mac, por exemplo pra desenvolver.

4 – Portabilidade facilitada pra Xbox, no caso de um jogo. É, você vai poder criar jogos pro console, que podem ser comprados. Não precisa fazer parte de uma Software House para isso.É isso mesmo que você leu.

5 – Usando o sistema de distribuição da Nokia, os Windows Phones vão chegar a lugares nunca antes imaginado. Um explorador de guano da ilha Kiribati pode comprar um WP e comprar seu App antes que ela seja engolida pelo mar.

6 – O Marketplace da Microsoft já está em mais de 50 países e tem um critério de seleção um pouco rígido para que não entre vírus e crapware nele. Aliás, quando você submete sua aplicação ela é testada quanto ao consumo de hardware. Um relatório é mandado para que você a adeque, o que melhora a experiência do usuário com as Apps em geral.

7 – O Windows App já conta com 80 mil aplicativos, uma verdadeira explosão, começa a ficar relevante e ainda está no começo. É uma ótima oportunidade para publicar um App, pois nessa fase, a chance de já existir um com a mesma função do que você quer criar é bem mais reduzida.

8 – Os Lumias estão vendendo muito bem e superando expectativas. São “top-selling” na Amazon, nos dois primeiros lugares e já esgotou na ATT. A Verizon já vai entrar na onda também. O pessoal aqui na fábrica está trabalhando que nem formiga com deadline de entrega pra gafanhoto, ritmo acelerado.

9 – Para publicar um App, você entra em um programa de desenvolvedores e para isso tem que pagar por volta de U$ 80,00. Mas se você for estudante, você adentra o programa de graça através de uns códigos promocionais.

10 – O Windows Phone vai passar o iOS em 2015. Calma, calma, segure a sua pedra aí. Veja esse post no Techtudo. E com a compra da Motorola pelo Google, os fabricantes estão cada vez mais desconfiados ao manter o Android como sistema principal dos seus portfólios…

Olha essa parceria…

Ok, ok, por onde começo?

Uma coisa legal de desenvolver pra Windows, utilizando principalmente o Visual Studio, é que o que não falta é material e suporte ao Desenvolvedor. Mesmo você sendo um dev bem cru, verdinho mesmo, tem material. Seja o MSDN que é extremamente completo, seja o Channel9, que tem curso até pra quem não sabe nada de programação, seja em fóruns, ou até falando com os MVP’s, você consegue informação relevante. E o que era uma vantagem, acaba por começar a…atrapalhar. É tanta informação fragmentada de tantas formas que fica difícil filtrar. Aí que entra essa maravilha que conheci recentemente, a MVA, Microsoft Virtual Academy.

Qual seria o diferencial da MVA? Posso citar alguns. Foi, mal, mas sim, mais uma lista.

1 – É como um curso online, mas não em tempo real. Então você faz no seu tempo.

2 – Você mede seu progresso. Um curso X dá o total de 128 pontos, por exemplo. à medida que você vai avançando nos módulos, você vai ganhando pontos até atingir o total. É uma forma de mensurar o seu aprendizado.

3 – Com esses pontos, você vai subindo em um tipo de ranking. Através dele você pode comparar seu progresso com o de outros, dando um sentido lúdico ao sistema de aprendizado, dando mais motivação pra avançar.

4 – É em português, com video-aulas e texto.

5 – É estrutura organizada de forma didática pra que os submódulos se complementem, começando de forma simples até mais aprofundada de forma bem suave. 6 – Você faz uma auto-avaliação no próprio browser no final do módulo. Com isso você se motiva a fixar mais o que está aprendendo. E testa seu conhecimento.

Abaixo um exemplo do roteiro de Windows Programming:

Aqui um snapshot que tirei do fim da minha autoavaliação (10! yay!):

Brevemente estarei dando um Treinamento de Desenvolvimento de Jogos para Windows Phone. Tive que estudar sozinho pra aprender o que ia passar no curso. Adivinha onde aprendi? 😀

PS1 – Em breve, farei posts de como liberar seu Windows Phone para poder jogar seu app em desenvolvimento para lá.

PS2 – Ainda em breve, também farei um outro post explicando como postar no Marketplace.

PS3 – No nosso Brasil varonil, é um pouco mais chato publicar jogos porque exige uma certa burocracia quanto às nossas leis. Farei um post sobre isso também.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. 27 de abril de 2012 às 2:10 PM

    Faltou o mais importante de tudo.
    A Samsung também tem Windows Phone

  2. 29 de setembro de 2012 às 2:43 AM

    Sergio, me ajude
    eu sou recém-formado
    adoro .net
    comprei um lumia para programar nele
    e eu não tenho cartão e nem condições de comprar
    licença de empresa.
    tentei diversas vezes me cadastrar no dreamspark pela minha antiga faculdade
    e pelo e-mail que ela me forneceu
    mas não da certo.,,
    teria a possibilidade de vc me ajudar e passar algum código promocional ou algo do gênero
    pois estou ansioso para programar
    mas não quero vender
    só quero o conhecimento
    e aparentemente estou sendo privado disto,

    desde já agradeço.

    • 1 de outubro de 2012 às 1:17 PM

      Oi Alex, mandei um mail pra você. Vamos ver se conseguimos alguma coisa, agradeço o contato 🙂

  3. Jefferson Medeiros
    22 de janeiro de 2013 às 10:15 AM

    Quero muito aprender desenvolver jogos para Windows Phone, irei começar minha faculdade de Jogos Digitais, para tentar entrar nesse ramo, mas e se possível gostaria de alguma dica, cursos e por onde começar, eu há 5 anos estava java e php, mas parei assim que entrei na faculdade de direito.

    Hoje estou voltando sem lembrar de nada praticamente e pretendo seguir esse caminho e particularmente me interesse por desenvolver jogos para Windows Phone.

    • 25 de fevereiro de 2013 às 11:13 AM

      Oi Jefferson, segue a dica que eu dei no post! Vai no MVA que tem uma introdução bacana, e se tiver um bom inglês, vale a pena ir no Channel 9 –> http://channel9.msdn.com/ que é o paraíso do assunto.

  4. Fabio Duarte
    11 de julho de 2013 às 12:07 AM

    Grande Sérgio, também não consegui vincular a minha conta a uma conta dream spark. Tem como você me ajudar? To aprendendo algumas coisas e queria testa-las em meu lumia 620, mas preciso registrar a conta e não consigo!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: