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This is Sparta!! O Framework de Jogos do INdT

We Want You GameDev

Early 2011.

O INdT(Instituto Nokia de Tecnologia) começa o desenvolvimento de um jogo muito bacana chamado Incredible Circus para Symbian, imaginado pelo Glaubert, um designer manauara que trabalhava no instituto, ao ver o

filho pequeno com seu capacete de motoqueiro. Depois de quase um ano de desenvolvimento, é lançando e logo vira um grande sucesso.

Late 2011

O jogo é portado para Meego, e o sucesso aumenta o suficiente para que o jogo ultrapassasse a marca de meio milhão de downloads.

Janeiro de 2012.

Marcos Faleiros, Gerente do Instituto Nokia de Tecnologia reúne-se com o time de desenvolvimento de games, Heitor Repolho, Thiago Valle e Thiago Bessa,  para Windows Phone do INdT. Ele queria que o jogo fosse portado para o Windows Phone e que seria apresentado em fevereiro ainda, como estudo de caso de porting, em uma palestra na Campus Party. Apreensão. Iria dar tempo? ficaria incompleto/bugado?

TonightWeDineInHell

“Tonight We Dine In Hell!!!”.

E foi.

HellRestaurant

Por volta de 2 meses depois, estávamos na Campus Party inclusive mostrando esse caso de Porting. Os caras, além de terem feito o porting do jogo, ainda construíram um framework para criação de outros jogos! É como se

os 300 espartanos do filme tivessem não só rechaçado os persas, como ainda entrando no barco dos caras e dominaram a própria Persépolis!

XerxesRaivinha

“Foi mexer com os caras…”

Today

E é dele que falo aqui. Apresento-lhes o Sparta Framewok.

O trabalho do Sparta, basicamente é deixar sua vida ainda mais fácil e fazer com que você se preocupe o mínimo possível com detalhes operacionais e mais

Com a lógica do seu próprio jogo. Ele encapsula conceitos como States, Animation, Colisões, Camera, dentre outras coisas que você teria que fazer na mão.

Caolho

“Pensa que foi fácil? Eu perdi um olho. Ainda  bem que os deuses me abençoaram com dois”

E o mais legal é que o Framework tem evoluído e é free! Atualmente o Sparta está sendo usado para desenvolver o novo grande sucesso do INdT, o Wake Woody, idealizado pelo Abraão Lucas, Designer daqui,

e também sendo feitos pelo Thiago(O Valle) , Heitor e pelo Paulo, nosso mais novo estagiário do “INdT Studios” 😀

Bom, pessoal, acho que já dá pra começar. Vão na página do projeto, baixem, conheçam, um pouco mais sobre o framework, porque em breve disponibilizarei um passo a passo para que possamos fazer nosso primeiro jogo com o Sparta, o “Shooter”. Fiquem ligados!

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